Destacado pelo tamanho e pela potência alcançada com a geração de energia solar, o projeto realizado para a Döhler pela TAB energia virou o segundo maior de todo o estado.
A alternativa de energia renovável com painéis solares vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, principalmente empresas procurando alternativas que agreguem valor sustentável e econômico nos seus projetos.
A energia solar, além de promover a redução dos custos de uma empresa com energia elétrica, também é considerada uma atitude verde, ou seja, uma atitude que colabora com a sustentabilidade do país gerando uma energia limpa e renovável, reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera
Outro motivo que gerou impacto no mercado de painéis solares é a busca de muitas empresas por projetos que tragam valor ao seu ESG – Environmental, Social and Governance. Uma forma de contribuir com o meio ambiente ganhando pontos com o público final, que cada vez mais exige das empresas atitudes sociais e sustentáveis.
A redução de custos na fatura de energia, o aumento da competitividade e além disso a colaboração com a sustentabilidade são vantagens que atraem grandes e pequenas empresas para a instalação de painéis solares.
A imprevisibilidade dos sistemas de bandeiras tarifárias de energia, afetados por um sistema hídrico que vive fortes crises nos últimos anos, assusta. Em 2021, por exemplo, a ANEEL teve que criar uma bandeira especial chamada de “escassez hídrica” para poder arcar com os altos custos vindo da ligação de usinas termelétricas que são necessárias para suprir a demanda energética do país.
E esses aumentos são sentidos principalmente pelo setor empresarial. Estima-se que os custos de uma empresa com energia elétrica podem ultrapassar os 40% do total de seus custos fixos. Esse é um dos motivos que contribui com o grande aumento de instalação de painéis solares para empresas no Brasil. Dados do Boletim Mensal de Energia do mês de agosto apontam que “a geração de energia solar pode chegar a 18 TWh em 2021 – um crescimento de 67% em relação aos 10,7 TWh de 2020”.
O investimento em painéis solares traz para as empresas uma perspectiva boa de retorno a curto, médio e longo prazo. Além disso, com a oportunidade de aquisição de Linhas de Crédito para financiamento da instalação de painéis solares, as empresas podem arcar com as parcelas do financiamento com a própria economia gerada pelo sistema fotovoltaico instalado.
O retorno estimado entre 4 a 6 anos, um prazo relativamente curto, e uma previsão de vida de cerca de mais de 25 anos, além dos baixíssimos custos de manutenção, tornam a energia solar um excelente investimento para empresas de todo porte.
A Döhler S/A é uma empresa 100% nacional, com 139 anos de história e pioneirismo, reconhecida mundialmente pelo comprometimento e ética, com aproximadamente 3.000 colaboradores que fabricam diariamente artigos variados para o lar e tecidos para indústrias moveleiras e de colchões, além de enxovais corporativos e soluções para os setores hoteleiro e hospitalar.
Para o presidente da Döhler S/A, José Mario Gomes Ribeiro, o comprometimento com a sustentabilidade é cada vez mais importante, e a energia solar é uma inovação nesse quesito. Uma tendência que cresce a níveis mundiais e acompanha a eletrificação dos processos como prevê o futuro da indústria 4.0.
Confira na íntegra a entrevista com o presidente da Döhler S/A:
Quais foram as principais motivações para a instalação de sistema de geração de energia solar?
“Práticas que contribuam para menor geração de carbono estão gradativamente sendo incorporadas por nossa organização e a energia solar é uma inovação no quesito meio ambiente e governança, adotada pela Döhler.”
As práticas ESG estão relacionadas às motivações? Como?
“Sim. Nosso comprometimento com a sustentabilidade abarca o meio ambiente, social e governança, e o planejamento de todo processo envolve conscientização, cuidado com o planeta e pensar em como podemos garantir um futuro mais equilibrado.”
O Programa de Eficiência Energética da Döhler inclui a energia solar como uma solução?
“Não contemplava inicialmente, mas agora em função da adequação de novos parâmetros de governança foi inserida no escopo. Todas”
A Döhler recomenda que outras empresas instalem energia solar?
“Uma tendência crescente a nível mundo é a eletrificação dos processos, e neste sentido recomendamos a implantação de parques fotovoltaicos. Os recursos naturais que ofertam as matrizes energéticas muitas vezes são escassos ou causam algum dano ambiental, neste sentido, energias limpas são cada vez a mais atrativas aos investimentos tanto fabris, quanto residências.”
Por quais motivos vocês escolheram a TAB energia para realizar o projeto?
“Competência e suporte técnico.”
Como foi a nossa prestação de serviços?
“Ótima, atendendo as necessidades.”
No futuro, pretendem ampliar o sistema?
“Dentro dos investimentos futuros está contemplado a ampliação da usina fotovoltaica.”
Criada em 2016, a TAB energia é uma empresa de energia renovável localizada em Joinville, Santa Catarina. Na equipe, conta com mais de 10 engenheiros especializados em projetos de painéis solares para empresas e para a indústria.
A TAB é integradora 5 estrelas da WEG e única empresa a realizar um projeto de sistema fotovoltaico em parceria com a Celesc, a distribuidora de energia elétrica catarinense. Em sua história, a TAB tem 25.000 painéis instalados, 10 mWp de potência instalada, geração de 11 milhões de kWh por ano e uma economia de R$ 7 milhões por ano, o equivalente a 6 mil árvores plantadas no período e 1,5 toneladas de CO2 evitadas no meio ambiente.
A TAB energia é reconhecida pela excelência e qualidade no setor de energia solar e principalmente por trabalhar com estudos de viabilidade, que trazem para os clientes uma estimativa de ROI – Retorno Sobre o Investimento – para o investimento em painéis fotovoltaicos.
Esse estudo se aprofunda nas questões energéticas e no consumo da empresa para simular a potência e o número de painéis solares necessários para atender a demanda energética e gerar o suficiente para reduzir o custo com energia elétrica.
Alguns cases de empreendimentos que instalaram o sistema de geração solar já tiveram o retorno completo do valor empregado em dois ou três anos. Empresas como Erzinger, Franklin Electric, Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville confiaram no trabalho e já perceberam os benefícios da energia solar.
Quer conhecer os serviços da TAB energia? Faça uma simulação da economia de energia aqui: