ESG: energia solar e sua relação com a Agenda
A agenda ESG, que está alinhada com o desenvolvimento sustentável, vem impactando o mercado de investimentos e tem sido levada em consideração para definir, por exemplo, se investir em determinada empresa é um bom negócio ou não.
A energia solar, que é uma fonte de energia limpa e renovável, anda de mãos dadas com as práticas sustentáveis e é considerada uma ótima opção para quem quer cumprir com as práticas ESG.
Para descobrir o que essa sigla significa, como você pode aplicar na sua empresa e como poderá trazer maior competitividade e diferenciação no mercado, continue a leitura!
Como foi criada e o que significa ESG?
ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança) e corresponde às suas práticas por uma organização empresarial. Esse termo foi criado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial chamada Who Cares Wins, endossado por 20 instituições financeiras de 9 países, com ativos combinados de mais de US $ 6 trilhões.
Esse documento traz uma série de recomendações direcionadas a diferentes atores do setor financeiro, sobre a importância de integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais para avaliação financeira.
Portanto, ele é usado para saber quanto determinada empresa investe e está preocupada em diminuir seus impactos ambientais, e tornar mais justa e igualitária as relações entre as pessoas à sua volta e em processos administrativos.
Significado da letra E
A inicial E significa Environmental, em tradução livre, ambiental. Portanto, ela está ligada às práticas que buscam a redução dos impactos ambientais e a preservação do meio ambiente. As principais ações são:
- Investimento para a descarbonização;
- Menor poluição da água e do ar;
- Ações de preservação da biodiversidade e combate ao desmatamento;
- Investimento em eficiência energética preservando o meio ambiente, como a energia solar;
- Ações para melhorar a gestão de resíduos da empresa.
A empresa que adota essas práticas agrega valor ao negócio, pois demonstra a sua preocupação com a responsabilidade ambiental.
Saiba quais são os Impactos Ambientais da Energia Fotovoltaica.
Significado da letra S
A inicial S significa Social, ou seja, ela está ligada às ações que buscam melhorar a relação entre as pessoas envolvidas, como funcionários, fornecedores e clientes. As principais práticas são:
- Preocupação com o sucesso do cliente;
- Proteção de dados e privacidade de clientes ou colaboradores;
- Promoção da diversidade das equipes, sejam em gênero ou etnia;
- Respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
A empresa que adota essas práticas agrega valor ao negócio, pois demonstra a sua preocupação com a responsabilidade ambiental.
Significado da letra G
Essa letra se refere à governança corporativa, como ela é administrada e organizada: Veja os principais pontos:
- Valorização do empregado por meio da remuneração justa e legal, em todos os níveis hierárquicos;
- Conselhos de ética para desenvolver o crescimento do negócio e também da sociedade;
- Parceria com governos e entidades para alinhar os objetivos de desenvolvimento sustentável;
- Auditorias e vigilância para evitar erros de conduta que possam prejudicar os envolvidos.
Como as práticas ESG impactam o mercado financeiro
No mercado brasileiro o entendimento e aplicação dessas práticas está cada vez mais comum. São esses posicionamentos, valores e causas que geram diferenciação e trazem competitividade para as empresas, seja no mercado interno ou externo. Assim, aumentando seu valor (valuation) percebido no mercado.
A pandemia do coronavírus acelerou essa preocupação com os impactos que as empresas geram no âmbito ambiental, social e governamental, pois, cada vez mais a sociedade busca o consumo consciente, que vai além do “gastar pouco” e “somente quando necessário”.
Como exemplo disso, em 2020 Larry Fink, presidente da BlackRock, maior gestora de investimentos do mundo, fez um pronunciamento e afirmou que deixaria de investir em setores que tinham liberação intensiva de CO2.
Mas, ainda é só o começo das análises e das práticas da Agenda no cenário nacional. Segundo o relatório de ABRIL de 2021 do Pacto Global Rede Brasil, para 23% dos proprietários e sócios de empresas entrevistados, o termo ESG foi novidade em 2020.
De acordo com o Climate Change and Sustainability Services, da Ernest Young, as informações ESG são essenciais hoje para a tomada de decisões dos investidores. Isso se dá também, devido aos critérios ESG estarem totalmente relacionados com os ODS (17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU).
A descarbonização é o foco do ESG
Um dos principais objetivos para as práticas a nível ambiental é a descarbonização.
Segundo Italo Freitas, CEO da AES Brasil e embaixador de Energia na Rede Brasil do Pacto Global:
“Tivemos recentemente a carta do Larry Fink, da BlackRock, uma série de grandes investidores se posicionando. Já vivemos isso com a energia renovável, e agora temos o grande desafio da redução de carbono. As empresas estão com o desafio de carbono negativo. Além de parar de produzir carbono, retroagir e retirar esse carbono do meio ambiente. Isso estará cada vez mais presente na agenda de mercado de capitais. Em todas as apresentações e reuniões, percebemos os questionamentos dos investidores sobre o tema, especialmente o ESG.”
O risco climático é um risco para os investimentos, e portanto, a transição climática para carbono zero é uma oportunidade histórica.
A geração de energia por meio da energia solar é extremamente relevante para cumprir com as práticas ESG, pois é a energia renovável mais acessível do mercado, de fácil instalação e manutenção, não produz CO₂ enquanto está operando e tem vida útil de mais de 25 anos, além de vários outros benefícios e vantagens.
Portanto, a TAB energia, por meio da energia solar, ajuda as empresas com a redução de carbono, uma vez que, investindo na geração de energia fotovoltaica, elas reduzem também o consumo de energia de termelétricas em período de bandeiras vermelhas, as quais, liberam gás carbônico na atmosfera para produção de energia sendo ligadas quando os reservatórios de água das hidrelétricas estão baixos.
A ANEEL afirma que o Brasil está passando por uma crise hídrica e com isso, já aplicou o aumento de 53% na bandeira tarifária vermelha patamar 2 e para 2022 prevê uma alta de pelo menos 5% na conta de luz. A situação é grave e exige das empresas uma busca por alternativas mais baratas, limpas e renováveis.
Como falado anteriormente, as práticas ESG recomendam ações dentro das empresas. Ou seja, não basta apenas comprar energia limpa do Mercado Livre de Energia, elas precisam ser aplicadas em suas instalações.
ESG: energia solar nas empresas de Joinville
Para os próximos anos, estudiosos recomendam ações políticas para a redução de carbono, para que o Brasil cumpra com as ODS. Empresas como Döhler, Docol e Erzinger, atendidas pela TAB energia, estão buscando essa solução para a descarbonização. Dessa forma, elas estarão, pelo menos, 5 anos à frente dos concorrentes nos seus setores e já vêm ganhando negócios por terem a preocupação com as práticas sustentáveis.
No dia 5 de novembro de 2019, um estudo realizado por 11 mil cientistas de 153 países decretou estado de emergência climática no mundo. Segundo o estudo, se quiserem estancar o processo de aceleração do quadro, governos, empresas e sociedade precisarão se unir e investir em energias limpas para se livrar da dependência por combustíveis fósseis, entre outras ações.
“Realmente não considero o aquecimento global como uma questão política. Para mim, é uma questão moral” Diz Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA.
ESG veio para ficar
Portanto, podemos perceber que a Agenda ESG representa um índice importantíssimo no mercado de valores e também na decisão de compra dos consumidores. Ou seja, veio para ficar e não é modismo como muitos dizem por aí.
Conte com a TAB energia para cumprir com a prática ESG no âmbito ambiental. Conheça nossas soluções e vamos juntos fazer um futuro melhor.