A agenda ESG – Environmental, Social and Governance – ganhou o mundo dos negócios nos últimos anos, trazendo práticas que têm como objetivo em comum conscientizar e posicionar pessoas e marcas nas questões sustentáveis e socioambientais.
Quais são as principais vantagens para as empresas que aplicam o ESG?
Empresas que têm o seu ESG bem definido definitivamente ganham pontos entre os investidores. Já se tornou uma prática de mercado a análise das ações de ESG de uma empresa para determinar o seu valor de investimento, gerando índices e classificações que podem direcionar os aportes financeiros.
Empresas que trabalham com uma estrutura e estratégias de ESG bem desenvolvidas são consideradas mais seguras e com mais potencial de lucratividade, sendo assim, atraindo mais o olhar de quem aporta.
Além disso, o reconhecimento do público como uma empresa que abraça as causas sustentáveis e sociais também é algo que pode gerar valor para a marca. Essa percepção de mercado pode potencializar as ações da empresa, impactando de forma positiva até mesmo no preço final dos seus produtos.
A energia solar surge na agenda ESG como uma das alternativas mais promissoras. Além de trabalhar as 3 letras da sigla, a instalação de sistemas fotovoltaicos podem ser consideradas investimentos a curto e longo prazo, tendo em vista que parte da energia gerada pode ser utilizada para pagar o financiamento do próprio sistema, gerando um ROI de algo que gira em torno de 05 anos.
Existem diversos tipos de ações que podem ser implementadas para atender às demandas da agenda ESG e podem não ser nenhum obstáculo para a empresa.
Nesse cenário, de valorização de ações que integrem a agenda ESG cada vez mais nas ações das empresas, a energia solar é uma alternativa que se encaixa perfeitamente como uma solução prática e com resultados rápidos. O ROI necessário para a instalação dos painéis solares e a baixa manutenção são dois fatores que atraem muitos para a alternativa.
Além disso, a possibilidade de aquisição de linhas de financiamento também é um argumento que gera atração. Com essa prática, muitos negócios conseguem utilizar a economia gerada pelos próprios painéis solares para arcar com as parcelas do financiamento, reduzindo o custo total da instalação.
Quanto implementada no ESG da empresa, a energia solar também se torna uma fonte de práticas sustentáveis, uma vez que reduz o consumo de energia proveniente das redes de fornecimento, que quando sobrecarregadas são provenientes de termelétricas, e substituem pela produção própria de energia renovável, que é proveniente dos painéis fotovoltaicos.
Dessa forma, apenas substituindo a energia consumida por uma energia limpa, a empresa estará incentivando a redução da emissão de CO² da matriz energética do país, a busca por uma fonte mais limpa e renovável, que não prejudique a atmosfera e nem o meio ambiente. Esse, inclusive, foi um dos principais temas discutidos durante a COP26, que aconteceu dos dias 31/10 a 12/11 de 2021, trazendo alternativas para frear os avanços climáticos no planeta.
A TAB energia é uma das maiores empresas de instalação de energia solar do sul do país São mais de 300 projetos de instalação de energia fotovoltaica que evitaram a emissão de cerca de 1,5 mil toneladas de CO² na atmosfera.
Alguns desses projetos já se tornaram cases em diversas empresas que estão optando pela energia solar como uma alternativa para atitudes que valorizem o ESG e suas bandeiras sustentáveis. Conheça um pouco mais sobre esses cases:
Döhler – Nas palavras do presidente da empresa, Sr José Mário “Práticas que contribuam para menor geração de carbono estão gradativamente sendo incorporadas por nossa organização e a energia solar é uma inovação no quesito meio ambiente e governança, adotada pela Döhler.”
Projeto Döhler
• 1.040 kWp de potência
• 2.336 módulos
• 1.029.904,44 kWh de geração anual
• 128 toneladas de CO2 evitado anualmente
Erzinger – Aumentou a percepção do público pela marca ganhando vantagem em relação aos concorrentes ao implementar uma fonte de energia limpa e outras ações sustentáveis
Projeto Erzinger:
• 442,44 kWp de potência
• 1.229 painéis instalados
• R$ 183,760 de economia gerada por ano
• 51 toneladas de CO2 evitado anualmente
ACIJ – Como uma instituição signatária das ODSs da ONU, trouxe destaque para as bandeiras sustentáveis da associação colocando em prática a energia solar e apresentando os seus resultados para as empresas associadas.
Projeto ACIJ:
• 156,40 kWp de potência
• 417 painéis instalados
• R$ 81,742 de economia gerada por ano
• 20 toneladas de CO2 evitado anualmente
A TAB trabalha com um estudo de viabilidade que se aprofunda no consumo energético da empresa para entender as suas necessidades de consumo e desenvolver o melhor projeto de geração de energia fotovoltaica, com o objetivo de trazer impactos verdadeiros neste consumo reduzindo os custos da empresa com energia elétrica e contribuindo para o seu ESG.
Quer conhecer os serviços da TAB energia e garantir sustentabilidade na sua empresa alinhada às práticas ESG? Faça uma simulação da economia de energia ou entre em contato com um de nossos especialistas.