Blog - TAB energia

Conheça todas as etapas de um projeto de energia solar | TAB energia

Escrito por TAB energia | 19/07/2024 19:00:34

Um projeto de energia solar é mais simples do que parece, mas é importante trabalhar com uma equipe de engenheiros e profissionais especialistas. É possível instalar todo o sistema fotovoltaico sem a necessidade de realizar mudanças na rede elétrica local. 

Passo a passo de como instalar o sistema de energia solar fotovoltaica

 

Passo 1 – Estudo de viabilidade

O primeiro passo recomendado para quem deseja instalar um sistema de energia solar fotovoltaica na sua empresa é realizar um estudo de viabilidade. Neste estudo, é analisado detalhes essenciais como a conta de luz e quantos kWh são consumidos mensalmente. 

Independente do tamanho da sua empresa, o projeto de energia solar deve atender a demanda de consumo elétrico total da organização. Para calcular com precisão quanto irá custar esse sistema, a TAB energia analisa o consumo dos últimos 12 meses e cria um estimativa projetada para gerar uma previsão do consumo futuro

Outro fator que é analisado nesta etapa é a radiação solar local. É a partir da conversão da luz do sol que as placas geram a energia, portanto se o local tiver uma boa incidência de radiação, maior será a geração do sistema, enquanto locais com menor radiação (incidência de luz), necessitam de uma quantidade maior de placas para alcançar a energia necessária.

Com essas análises é possível calcular o valor do investimento, área necessária e a economia com a instalação do sistema.

Passo 2 – Visita técnica

O planejamento e desenvolvimento dos sistemas fotovoltaicos são idealizados de forma exclusiva e individual para cada empresa, levando em consideração o consumo, as características do imóvel como o espaço e também a localidade.

É importante que a empresa responsável pelo projeto (como a TAB energia) faça uma visita técnica para detalhar melhor o projeto, colhendo informações como medidas, direção e inclinação do telhado e tipo de telhado ou solo, tudo isso visando garantir a eficiência máxima do projeto dentro das restrições impostas pelas normas.

Outro fator que influencia no projeto de sistemas fotovoltaicos são as sombras que impedem a produção de energia pelas placas solares. Quanto mais sombra, maior será a quantidade de painéis que devem ser incluídos no projeto, portanto, árvores, prédios, postes e quaisquer outros elementos que projetam sombra devem ser analisados.

Realizada a visita e as análises in loco, o sistema pode ser projetado e analisado de forma 3D, sendo possível analisar os impactos de sombreamento e a calculando com software especializado o total de energia produzida selecionando as áreas mais “nobres” para geração de energia solar.

Passo 3 – Assinatura do Contrato

Antes de escolher a empresa que irá instalar o seu projeto, sugerimos que você verifique se ela possui essas expertises e características.

  • Qualidade dos componentes elétricos
  • Qualidade dos painéis e inversores
  • Garantias incluídas
  • Mapeamento detalhado com Drone
  • Simulação 3D de geração
  • Emissão de ART 
  • Certificações NR-10 e NR-35
  • Empresa membro da ABSOLAR
  • Soſtware de monitoramento
  • Equipe de Sucesso do Cliente
  • Equipe de Suporte técnico

Após todos os detalhamentos da visita técnica, é apresentada a proposta final do projeto com todas as especificações necessárias, e o contrato para assinatura e prestação de serviço com todas as obrigações e responsabilidades.

Passo 4 – Suporte com Financiamento

Sua empresa merece um financiamento com as menores taxas possíveis, por isso, a TAB energia conta com um time incrível de bancos e cooperativas parceiras, e pode ajudá-lo a encontrar o financiamento ideal para a sua usina solar.

Passo 5 – Vistoria Técnica

É nessa etapa que a solução do sistema fotovoltaico se inicia, buscando obter todas as informações necessárias para execução do projeto e acordando junto ao cliente o posicionamento dos componentes principais do sistema (inversor, módulos e string box).  Os ponto principais que serão avaliados nesta etapa são: 

  • A menor distância entre arranjo fotovoltaico e string box;
  • A menor distância entre string box e inversor;
  • A menor distância entre inversor e o ponto de conexão à rede;
  • Local adequado para instalação do inversor.
  • Dutos exclusivos para passagem dos cabos de corrente contínua;
  • Dutos exclusivos para a passagem dos cabos de corrente alternada até o ponto
  • de conexão à rede.

Nessa etapa também deve ser observado aspectos fundamentais:

  • Laudo estrutural acompanhado de ART;
  • O local onde serão passados os dutos e instalado a string box e o inversor deve
  • ser livre de dutos de água e eletricidade;
  • Deve ser definido o local onde os equipamentos serão estocados antes e durante a instalação do sistema fotovoltaico, bem como garantir a movimentação dos equipamentos para armazenagem e instalação dos mesmos;
  • O acesso ao telhado deve ser observado e obtido a solução que traga segurança para os instaladores e para o cliente;
  • Aterramento existente no local.
  • Análise do padrão de entrada, que deve estar de acordo com a norma da concessionária.

O Laudo estrutural é importante pois os painéis solares têm a durabilidade de mais de 25 anos e podem pesar até 24kg/m², por isso, para fixação é necessário montar uma estrutura segura e duradoura. As diversas estruturas de telhados e os tipos de telhas influenciam diretamente na escolha dos suportes para as placas solares, além de materiais para a sua fixação.

Passo 6 – Aprovação de Acesso

Todo sistema de energia solar precisa ter aprovação do projeto elétrico e análise de rede junto à concessionária de energia local. Vale lembrar que, para instalar o sistema solar, é preciso homologar a documentação com a concessionária de energia.

Passo 7 – Instalação

Nessa etapa o sistema fotovoltaico é instalado seguindo o projeto técnico. A instalação é rápida e não atrapalha o funcionamento da empresa. É importante verificar se a equipe de instalação possui as certificações mínimas necessárias como NR-10 e NR-35.

Passo 8 – Acompanhamento

Na TAB energia, valorizamos a comunicação e experiência do cliente acima de tudo. Toda a nossa equipe tem o objetivo de ajudá-lo a extrair o máximo de valor dos produtos e serviços oferecidos pela TAB energia, portanto, acompanhamos todas as etapas do projeto de energia solar.

Nosso objetivo é que você tenha agilidade e simplicidade nos processos, para um rápido retorno sobre investimento e uma experiência positiva. Seja com processo junto às concessionárias de energia ou dúvidas sobre nossos sistemas e até mesmo depois da instalação do projeto.

Colocamos também à disposição o nosso suporte técnico que irá auxiliar a configurar o monitoramento remoto, bem como, em outras demandas que possam ocorrer com o passar do tempo.

Passo 9 – Limpeza e manutenção

Os sistemas de geração de energia solar exigem pouca manutenção. No entanto, realizar os cuidados necessários e no tempo certo contribui para um melhor resultado energético e maior vida útil dos equipamentos. Podemos dividir as manutenções necessárias em três tipos, confira:

1.Manutenção preventiva:

Trata-se da limpeza dos painéis solares. Com o tempo, eles vão acumulando poeira, folhas e outros resíduos que interferem na captação da luz solar. Naturalmente, as chuvas ajudam a eliminar alguns desses detritos, mas é recomendado uma limpeza completa de uma a duas vezes no ano, dependendo da região em que a usina solar está instalada.

2.Manutenção preditiva:

É a inspeção periódica dos painéis em busca de arranhões, rachaduras ou quebras. Também deve-se analisar os índices de desempenho da geração de energia, como a variação de potência. O objetivo da manutenção preventiva é verificar se o sistema está funcionando corretamente.

3.Manutenção corretiva:

É feita quando, mesmo após a limpeza, a usina não está atingindo todo o seu potencial de geração. Nesse caso, um técnico faz a inspeção e realiza os reparos necessários.

Se as duas primeiras manutenções forem feitas corretamente, as chances de necessitar de um reparo técnico são reduzidas, assim como os custos. Na TAB energia, oferecemos diferentes pacotes que se adequam às diferentes necessidades do seu sistema por meio do TAB Performance, nosso programa de gestão de usinas de alto rendimento.

Quem pode instalar o sistema solar fotovoltaico?

Depois de ler esse artigo e saber mais sobre as vantagens e facilidades que existem para a instalação de energia solar em sua empresa, você deve estar querendo saber qual será a economia que pode ter e se perguntando onde conseguir tudo isso.

Possuímos um simulador de energia solar fotovoltaica gratuito, onde você pode saber além da economia, a área necessária para instalação do sistema e também a quantidade de painéis solares.

Mas se você já quer partir para o orçamento de um projeto de energia solar, envie a sua fatura de energia para contato@tabenergia.com.br e deixe que a TAB energia cuide do resto!

Compartilhe!